segunda-feira, 31 de março de 2008

A quoi ça sert l'amour?

Aqui vai uma das minhas animações favoritas de todos os tempos: A quoi ça sert l'amour? (Para que serve o amor?), de Louis Clichy (do estúdio de animação Cube). Um genial curta sobre amor, ao som de Edith Piaf e Theo Sarapo. Simplesmente foda. Vi pela primeira vez há pouco mais de 2 anos e não sai do topo da minha lista.

Armoribat

As fontes dingbat Armoribat 1 e Armoribat 2, criadas por Buggy (Tipos do aCASO, Gustavo Gusmão (meu sócio na mooz) e Matheus Barbosa, foram selecionadas para a bienal Tipos Latinos 2008. As duas são parte integrante do projeto Armoribat, Iconografia do Movimento Armorial (seqüência do projeto Manguebat) e têm seu lançamento comercial agendado para o segundo semestre deste ano.

Em meados do ano passado, a fonte Armoribat 1 serviu de base para o desenvolvimento de um excelente curta de animação que vem abocanhando prêmios por aí (só no Cine PE foram quatro). O Núcleo de Animação da Barros Melo utilizou os caracteres do dingbat como personagens em "O Jumento Santo e a Cidade Que Se Acabou Antes de Começar”, que vocês podem conferir abaixo. Lamento apenas a falta de profissionalismo ao creditar os envolvidos no projeto, pois Gustavo Gusmão, co-criador da fonte utilizada, foi esquecido.



quarta-feira, 26 de março de 2008

Summer Nights

Remake da cena clássica do filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978), em que John Travolta e Olivia Newton-John cantam Summer Nights, em stop motion com Lego. Muito bom!



Para quem não se recorda ou nunca assistiu ao filme, vai também a cena original.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Pernambuco Design 2008

Nós criamos a identidade visual do Pernambuco Design 2008, o mais importante evento de design em nosso estado. Com o tema "Cultura de Interfaces / Novos Rumos do Design", exploramos o link básico entre o design impresso e o digital através das paletas CMYK e RGB. Para saber mais sobre o evento, leiam o release abaixo.

PERNAMBUCO DESIGN 2008 ABRE INSCRIÇÕES PARA SALÃO

Uma grande vitrine do design pernambucano que une exposição da produção local com mostra competitiva (Salão) e acadêmica, palestras e seminários, apresentando o que de melhor acontece na cena do design pernambucano. Estas são apenas algumas das muitas atividades que fazem parte da programação do Pernambuco Design 2008, que apresentou calendário de inscrições de projetos quarta-feira, 19 de março, no Plaza Shopping, em Casa Forte/Recife. As inscrições para o Salão, que conta com 22 categorias, podem ser realizadas entre os dias 01 e 11 de abril, exclusivamente através do site www.pedesign2008.com.br. A divulgação dos resultados acontece no dia 28 de abril. O salão será aberto no dia 17 de agosto, no Plaza Shopping.

Profissionais e escritórios de design e empresas que tenham executado projetos de design podem se inscrever no Salão. Os trabalhos devem ter sido executados entre dezembro de 2004 e março de 2008 e assinados por profissionais pernambucanos ou radicados no estado, há, pelo menos, um ano. Os projetos serão julgados por uma comissão formada por designers locais e de outros estados e personalidades com conhecimento sobre a área, e os selecionados para a mostra poderão ser classificados como "Destaque" em sua categoria, fazendo por merecer o Prêmio Pernambuco Design, que será entregue na solenidade de abertura do Salão aos profissionais envolvidos na criação e ao cliente, como reconhecimento à valorização do design pernambucano. Os vencedores receberão ainda um diploma e um selo que poderão utilizar na divulgação de seus escritórios, produtos ou serviços.

Para a edição deste ano, entre as categorias definidas estão: identidade visual, embalagem, projeto editorial, projeto gráfico, sinalização, equipamentos urbanos, design promocional, jogos, moda, têxtil, design e artesanato, design e cenografia e projetos que envolvem três ou mais categorias simultaneamente. A relação completa das categorias e mais informações sobre o salão podem ser encontradas no site oficial do evento.

Histórico - O primeiro salão foi realizado em 1998, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. A sua segunda edição, em 2004, teve sua mostra competitiva no Terminal de Passageiros, no Marco Zero. "A APD/PE – Associação Profissional dos Designers de Pernambuco pretende a partir de agora consolidar o Pernambuco Design no calendário dos grandes eventos do estado e da região", frisa o presidente da (APD/PE), Eduardo Dida Maia.

d.cantidio

A coroa do concurso Miss Pernambuco 2008 foi criada pela designer Diana Cantidio, minha amiga de infância e colega de faculdade. A coroa representa a cultura e os costumes do nosso estado. A estrutura foi toda revestida por uma trama delicada e artesanal numa técnica muito comum no Estado: o crochê. Esta técnica, em metais nobres, acrescida de cristais, cria um resultado visual leve, porém glamuroso.

A miss coroada foi Michelle Fernandes (foto abaixo), a Miss Faculdade Maurício de Nassau.

Diana Cantidio é formada em Design de Produto pela UFPE e em estilistmo pelo SENAC. Desde 2005, cria acessórios ousados para sua própria grife d.cantidio e assina exclusivas tiaras para noivas. Você pode encontrá-la em seu atelier, com hora marcada, ou ver seu trabalho em www.dcantidio.blogspot.com.

Atelier:
Rua Padre Bernardino Pessoa, 270
Studio Capelli - Boa Viagem
Fone: (81) 9297.0641 / (81) 8633.2812

quinta-feira, 20 de março de 2008

Feliz Páscoa!

Ilustração para mailing de páscoa do Eco Resort do Cabo. Ovos coloridos recheados de padrões!

Feliz páscoa a todos! : )

ABSOLUT MOOZ

Aí vai um brinde antigo: wallpaper que fizemos para o projeto Absolut Brasil em meados do ano passado. Vocês podem baixar em 3 tamanhos: 1024x768, 1280x1024 e 1600x1200. Se quiserem mais informações, visitem www.absolutbrasil.com.br ou o site da mooz.

domingo, 16 de março de 2008

Samatha West

Samantha West é a minha mais recente descoberta no Flickr (www.flickr.com/photos/westholme). Já faz alguns dias que encontrei suas fotos, mas deixei nos favoritos para ver depois com cuidado. Seus retratos são excelentes, cheios de emoção. A maioria está em P&B, mas há também muita coisa boa em cores. Muitas de suas fotos beiram o bizarro, com muitos efeitos, nudez e auto-retratos.

Samantha nasceu em Nova York, no mesmo ano que eu (1983). Após abandonar os estudos na Escócia, ela voltou aos EUA para dedicar-se ao seu amor pela fotografia. Sem nenhuma formação em artes, Samantha conquistou publicações na Europa, Ásia e América do Norte, incluindo a Vanity Fair e a New York Magazine. Ela é também a principal fotógrafa da dupla CocoRosie - muitas dessas fotos podem ser vistas no Flickr.

Ela se diz inspirada pela combinação curiosa de nus vintage, filmes de Fred Astaire, passeios de ônibus, sereiras (e suas longas madeixas de sereia), cavalo, cozinhar de pés descalços, planejamento de viagens que não pode pagar e muitas horas no google images.

Site oficial: www.samanthawest.net

quinta-feira, 13 de março de 2008

Fafitoys

Os bonecos de pano da designer Fátima Finizola, da Corisco Design, são incríveis. Ela criou personagens malucas que vão de vaquinhas a ETs, todas boladas com muito cuidado e originalidade.

Depois de fazer muito sucesso no Flickr, sua Toy Art está a caminho dos EUA. Os bonequinhos estarão disponíveis na loja de artesanato e decoração Casa Brasil, em lllinois.

Acessem o Flickr (www.flickr.com/photos/fafilete) e vejam mais produtos de Fafá. Existem móbiles, chaveiros e muito mais. Presentes perfeitos para muitas ocasiões.

segunda-feira, 10 de março de 2008

My Blueberry Nights

Quando Wong Kar Wai convidou Norah Jones para ser a protagonista do seu novo filme, ela recusou de cara. Ele se apaixonou pela voz dela e disse reconhecer nela uma aura de atriz. Apesar da cantora não ter nenhuma experiência no cinema, o diretor disse que sabia que ela era perfeita para atuar, que isso era instinto. Mesmo assim, Norah não se imaginava atuando e foi pega de surpresa, sem ao menos conhecer Wong Kar Wai ou seu trabalho.

Foi aí que ela assistiu Amor À Flor da Pele (In The Mood for Love/Fa yeung nin wa) e se apaixonou pelo trabalho dele. A cantora disse que era o melhor filme que já tinha assistido e voltou atrás na decisão, aceitando fazer o papel de Elizabeth em My Blueberry Nights (no Brasil, o título será Um Beijo Roubado).

Como um grande fã de Norah Jones, fiquei ansioso assim que soube que ela ia protagonizar um filme de Wong Kar Wai, ao lado de Jude Law, Rachel Weisz, Natalie Portman e David Strathairn. Eu mal podia esperar, e não esperei mesmo, já que o filme parece não ter data para estrear no Brasil. Enfim, assisti ao filme e apesar de ter lido muita crítica negativa por aí, adorei a ponto de indicá-lo a todos.

A atuação de Norah vem sendo bastante elogiada. A crítica afirma que ela foi muito bem como marinheira de primeira viagem, mas coloca que ao contracenar com Weisz ou Portman, a cantora praticamente desaparece. A verdade é que isso realmente acontece, como era de se esperar, mas nem tanto pelas atuações e sim pelo próprio roteiro. Os encontros de Elizabeth com as outras personagens são praticamente monólogos, onde ela é mera expectadora. Tenho apenas elogios a todos que atuaram no filme, pois realmente dão um show (inclusive Chan Marshall, aka Cat Power, que faz uma pequena participação). Além de tudo, a trilha sonora é belíssima e conta com duas músicas de Cat Power e uma inédita de Norah Jones, The Story.

My Blueberry Nights conta a história de uma mulher que resolve tomar o caminho mais longo para encontrar o amor. Após entrar num café, Elizabeth (Norah Jones) descobre que foi traída pelo homem que ama e enfrenta um turbilhão de sentimentos autodestrutivos, ficando inclusive obcecada pelo café em si, onde come uma fatia de torta de blueberry e conversa com Jeremy (Jude Law), dono do estabelecimento e portador da má notícia. Apesar desta ser a história central, o foco do filme nessas personagens acaba por aí. Quando surge um envolvimento entre os dois, ela percebe que não está pronta e embarca numa viagem de autoconhecimento através do país.

Durante sua jornada, Elizabeth encontra várias personagens com dramas próprios, e o filme segue então por caminhos pouco convencionais. Uma a uma, vemos a história de cada personagem, com seus problemas que em nada se assemelham à busca da protagonista, mas que lhe ensinam os tropeços da vida e mostram novos caminhos. A história de cada pessoa que ela encontra, molda a sua própria e permite que volte para casa, para o café e para Jeremy.

Embora algumas cenas sejam recheadas de exagero, como as entradas triunfais de Sue Lynne no bar repetidas vezes, tudo é feito com muito cuidado. Há uma plasticidade incrível que esbanja uma beleza estonteante até no cliché. Nada no filme é convencional: o ritmo, as histórias desconexas, o amor e até um simples beijo mostram-se únicos. No fim das contas, é um belo filme romântico, que deve agradar aos que têm sensibilidade para apreciar a simplicidade do amor. E é um filme feliz, apesar de recheado de pequenas tragédias.

Abaixo está o trailer e algumas fotos promocionais do filme (achei tão boas que não resisti e tive que postar).


Moustache Me

"What that advert needs is a good moustaching."

O site Moustache Me criou uma ótima campanha para distribuir bigodes por aí. Eles acreditam que tudo que uma boa propaganda precisa para se tornar genial, é de um bom bigode. Então você pode comprar os vários bigodes disponíveis em adesivos de vinil e fazer sua boa ação, ou ainda baixar o arquivo vetorial e imprimir seus próprios adesivos.

Claro que a campanha tem certas regras, não apóia o vandalismo e etc. Mas basta ter um pouquinho de bom senso! Abaixo seguem alguns exemplos de adesivos disponíveis no site.

Eu sempre soube que um bom bigode era um diferencial e tanto. Nós, na mooz, já adotamos o bigodão por um tempo. É uma experiência incrível. :)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Poolga

O site Poolga disponibiliza uma seleção de wallpapers para iPhone e iPod Touch, criados exclusivamente por artistas convidados de todo o mundo. Claro que as imagens não servem apenas para os produtos da Apple e você pode também se alegrar, seja qual for seu aparelho de celular. Já tem muita coisa bacana lá e está sempre sendo atualizado. Vale a pena visitar com freqüência!


quinta-feira, 6 de março de 2008

Mallu Magalhães

O nome da vez é Mallu Magalhães. A mocinha da fotomontagem acima (feita por ela mesma) tem apenas 15 anos e se tornou febre após colocar suas composições no MySpace (www.myspace.com/mallumagalhaes). Mallu preencheu um espaço disponível na cena musical brasileira com seu indie-folk, que embora não seja novidade, é completamente original entre os artistas locais.

As canções da paulistana são doces, pegajosas e felizes. Suas influências são bem variadas e pouco comuns à sua idade: Belle & Sebastian, Johnny Cash, Bob Dylan, Beatles, Mutantes, Cazuza, João Gilberto e muito mais. Tudo começou com a coleção de LPs da vó dela e de idas a lojas de discos, onde ficava ouvindo de tudo. Suas primeiras composições, que são justamente as que lhe deram notoriedade, são todas em inglês. Mallu admite não ter fluência no idioma e compor com um dicionário ao lado. Assume também ter dificuldade em escrever em português, pois as coisas soam muito explícitas (quase todas as suas composições são feitas para alguém) e quando a música é em inglês, as pessoas não sacam na hora. Mallu fala ainda francês e italiano, tendo inclusive uma composição em francês, que não mostra a ninguém. Além de poliglota e compositora, ela adora desenhar e pensa em fazer faculdade de design gráfico.

A primeira música que ela compôs para si mesma foi Tchubaruba, justamente seu maior hit. É quase impossível não se apaixonar por Mallu ao ouvir essa canção. Mas o que significa tchubaruba? A própria Mallu esclarece: "Tchubaruba é o que você pensa de bom. Eu tentei criar uma coisa que as pessoas tivessem na cabeça, que fosse fácil de falar. Tudo bem que num é, mas, sei lá, é pra pessoa meio que tentar. É impossível representar a felicidade… Eu tentei juntar minha própria concepção de felicidade numa palavra só. É meio um verbo, um substantivo, um nome, uma definição e é um texto. E não é pra ninguém. É pra mim. E é pra todo mundo. Você pode tá ouvindo musica e tchubarubando, comendo sucrilhos e tchubarubando."



Suas outras composições são igualmente interessantes e merecem ser ouvidas e apreciadas. Get to Denmark, é uma declaração de amor para um garoto que foi morar na Dinamarca e que nunca chegou a ouvir a canção. J1 e Don't You Leave Me fecham as 4 músicas disponíveis no MySpace da jovem. Sua primeira composição em português, Vanguart, foi composta durante uma temporada no Canadá, onde ela cansou de ouvir apenas músicas em inglês e sentiu saudades de casa. A letra mostra uma maturidade acima da esperada e prova que Mallu está onde merece. Veja abaixo Vanguart no YouTube, numa apresentação no programa Poploaded do iG.



Apesar do sucesso, Mallu precisa também levar a vida de uma garota de 15 anos. A menina-prodígio não gosta da escola e tenta perder o mínimo de tempo possível com essa obrigação, alegando que não há muito que ela precise aprender ali. Mesmo as aulas de música, onde aprendeu violão clássico e canto, eram uma tortura para a moça. Ela não entendia as "bolinhas" da partitura e queria tentar algo diferente. A idade também pesa na sua vida de artista noturna, pois precisa estar acompanhada de um responsável durante seus shows ou ter autorização para se apresentar em cada estabelecimento. Como seus pais sempre a acompanharam de perto, estão sempre presentes em seus shows. Ter 15 anos tem no entanto suas vantagens. A pouca idade libera, de certa maneira, ela e seu trabalho de qualquer crítica negativa.

Mallu está na Rolling Stone de março e em várias vinhetas da MTV, esteve no Altas Horas e fará seus primeiros shows fora de São Paulo nos dias 28 de março, no Rio, e 06 de abril, em Brasília. Guardem bem o nome pois ela está apenas começando. Para finalizar, um vídeo de Mallu fazendo um cover de Folsom Prison Blues, de Johnny Cash.