quinta-feira, 8 de maio de 2008

LetsLOMO



Recife leva a São Paulo a exposição LetsLOMO, organizada pelos membros do grupo do Flickr RecifeMostraLomo, depois de três edições na capital pernambucana.

Lomo é a empresa reponsável pelo modelo LC-A (Lomo Kompact Automat), uma máquina fotográfica produzida na antiga União Soviética. A máquina foi lançada em 1982, durante a Guerra Fria, quando o governo soviético pediu à Lomo a fabricação em massa do produto, que era barato e popular, para que o estilo de vida da época fosse largamente documentado. Cuba, Alemanha Oriental e Vietnã também vendiam o modelo.

A fotografia da LOMO utiliza filmes 35mm, tradicionais, mas alguns aspectos rudimentares da máquina criam “charmosos deslizes”. Vaza luz, as cores ficam saturadas, vivas. Estas qualidades técnicas, aliadas à filosofia da “lomomania” arrasta adesões Brasil e mundo afora. Quem tem uma LOMO, por exemplo, deve andar com ela sempre consigo, fotografando o cotidiano, o banal, de forma espontânea. Há modelos em que nem consta visor, impossibilitando até o enquadramento.

De autoria coletiva, a mostra terá mais de mil imagens, separadas por áreas cromáticas ou desenhos, dispostas em grandes murais.

Além da exposição, que acontece na Coletivo Galeria entre os dias 08 e 24 de maio, com entrada franca, também está previsto um congresso, no dia 10 de maio, com programação dividida entre um passeio fotográfico pelo centro de São Paulo, um workshop com Júlio França sobre gambiarra (experimentações com filmes e câmeras) e uma mesa redonda com lomógrafos experientes.

Um comentário:

Marina Pontual disse...

muito legal!
vou aproveitar q estarei na paulicéia e sequestrarei paty pra ir comigo na exposição!