sábado, 20 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

O ano ainda não acabou, mas acho que chegou a hora da retrospectiva. Eu confesso que sou fã das listas de melhores disso e daquilo do ano e (por que não?) resolvi também fazer a minha. Diferentemente do que costumo ver por aí, resolvi ser um pouco egocêntrico e citar o que rolou de melhor em 2008 n'A Prancheta, além de algumas curiosidades. Então vamos ao que interessa.





Melhor post sobre um trabalho da mooz: RIVOTRILL


Este foi um dos primeiros posts que fiz detalhando o processo de criação de um trabalho da mooz. Nele mostrei desde os primeiros rabiscos até as fotos não trabalhadas e tudo que levou ao resultado final. Considero esse um dos "tipos" de post mais importantes do blog e Rivotrill com certeza é o meu favorito.






Melhor post sobre um projeto pessoal: ENSAIOS P&B



Qualquer pessoa que acompanhou minimamente o blog ou meu flickr este ano sabe que meu grande projeto pessoal foram os ensaios P&B, que estou fazendo desde 2007. Por isso, aqui não poderia ter um resultado diferente.

Este foi o post em que expliquei o projeto e contei com detalhes como ocorreram 7 dos meus primeiros ensaios, além de mostrar as melhores fotos.



Top 10 indicações:

10º - FAFITOYS


Os toys da designer pernambucana Fátima Finizola foram uma das minhas grandes descobertas desse ano. É um trabalho de incrível qualidade feito aqui mesmo em Recife. Merece a décima posição.


9º - MATT COSTA


A música de Matt Costa dominou meu iTunes e o som do meu carro por semanas a fio. Com certeza uma das melhores descobertas de 2008.


8º - EVA DUARTE


Este é o único item desta lista que não conheci em 2008. Eva Duarte já é parceira da mooz desde maio de 2007, quando trabalhamos juntos no DVD da Nós4. Mas foi apenas este ano que fiz um post comentando e indicando suas dobrinhas. Eva com certeza é top 10.


7º - ONCE


Um dos melhores filmes que assisti este ano. Lindo, simples e delicado. Direção de John Carney e música de Glen Hansard e Market Irglova (protagonistas do longa). Assisti há poucos dias e fiz o post ontem. Não podia ficar de fora desta lista.


6º - OUTRA CAROL


O blog ..mais do mesmo.., de Outra Carol, foi a maior surpresa deste ano. Cheguei lá do nada e nunca mais abandonei. Seus textos são um verdadeiro deleite.


5º - MARLENE MARINO


Este foi meu primeiro post sobre fotografia no blog. Marlene Marino me encantou com seus nus, seus retratos íntimos e sua naturalidade. Quase um ano depois, ela continua marcando presença entre os melhores.


4º - JUNO


Esta foi a primeira indicação que fiz no blog (foi o terceiro post) e fico feliz de ter começado com chave de ouro. Além do filme espetacular, com direção de Jason Reitman e roteiro de Diablo Cody, a trilha sonora é imbatível. Para ler ouvindo "Anyone Else But You".


3º - RYAN MCGINLEY


Mais um fotógrafo e amante da nudez. Além de capturar as situações mais loucas nos momentos perfeitos, Ryan consegue as melhores cores que já vi. Terceiro lugar merecidíssimo.


2º - HOPE GANGLOFF


As melhores ilustrações que descobri esse ano são da americana Hope Gangloff. Guardo todos os seus desenhos como uma grande referência e trago até hoje um deles como meu avatar no MSN.


1º - THE BRIDGE


Este documentário de 2006 sobre os suicidas que pularam da Golden Gate no ano de 2004 me marcou profundamente e é a indicação mais importante que fiz até hoje n'A Prancheta. Acho que todas as pessoas do mundo deveriam assistir a este maravilhoso e esclarecedor filme de Eric Steel.



Melhor momento do blog em 2008: POST 100


Convidar 9 amigos para darem suas indicações n'A Prancheta foi mesmo a melhor idéia que tive para o blog neste ano. Pretendo repetir a fórmula nos posts 200, 300, 400...



Post que eu me arrependo de não ter feito: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA


Fiz um post sobre o trailer do filme mais esperado do ano (pelo menos por mim) e acabei não escrevendo nada sobre o filme em si, quando finalmente assisti no cinema. Não faltou vontade, pois achei o filme sensacional. Faltou coragem de comentar uma obra tão incrível.



Top 5 comentaristas:

1º - MARINA PONTUAL - 28 comentários
2º - NATÁLIA ALEM - 18 comentários
3º - DANIEL EDMUNDSON - 9 comentários
4º - CEZAR CAVALCANTI - 8 comentários
5º - LUANDA BARROS - 7 comentários

Esta lista está diferente da Top Comentaristas da barra lateral, pois algumas pessoas assinaram seus comentários com nomes diferentes ou sem fazer o login do blogger. Aqui, a contagem foi manual.



Melhor comentário: NATÁLIA ALEM no post Kiwi!

"Ai, esse curta é tão tocante e tão triste que até falta espaço pra sua beleza... Dá vontade de chorar..." (Natália Alem - 12/02/08, 20:14)

Esta foi uma escolha difícil, pois algumas pessoas deixaram comentários muito emocionantes aqui no blog. No entanto, optei por deixar fora da competição os comentários que referiam-se diretamente a mim ou à mooz e considerei apenas os comentários feitos sobre os trabalhos postados.



Post mais comentado: POST 100, com 9 comentários

Este ano tive 102 comentários (sem contar os que eu mesmo fiz) em 124 posts. Os comentários foram feitos por 30 pessoas diferentes. É um número baixo, principalmente levando em consideração as 4.691 visitas que recebi de 2.585 pessoas diferentes. Espero que 2009 seja um ano mais movimentado em relação a comentários.

Fazer este post foi perfeito para relembrar tudo que vi e mostrei em 2008
e para perceber a dedicação e seriedade com que tratei este blog. Estou orgulhoso do resultado e certo de que A Prancheta terá muito chão pela frente. Feliz natal e um bom ano para todos.

6 comentários:

Natália Alem disse...

Hahahahaha!!!
Adorei a idéia da retrospectiva!!!
E eu fui a segunda colocada em comentários, só perdendo para a nossa imbatível comentarista Marina? Uauuuu!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjos mil, Duda!
Tentarei manter contato esse mês!

cezarcavalcanti disse...

Otimo post tinha coisa que eu não tinha visto! De qualquer forma aqui compartilho muitos do seus gostos, então aqui descubro coisas maravilhosas.

Que esse ano novo tenhamos muito mais coisas boas pra conhecer!

abraço!

Eva Duarte disse...

Muito boa idéia a da Retrô,
meu querido!

Valeu a citação!
Muitíssimo grata!
Para mim, é um imenso prazer ser parceira da mooz.

Vou fazer uma retrô no Dobrinhas tb.
; )

muitos beijinhos!!!
eva

FELIPE ROCHA disse...

É maravilhoso poder enxergar 2008pelas suas experiências e trabalhos. Acho que pelo fato deu não trabalhar na mesma área que você, poço apenas apreciar seus trabalhos e suas perspectivas, sem críticas, só por prazer.

Essa sua idéia foi maravilhosa, acho que cada um de nós deveria fazer esse tipo de análise sobre nossa vida e nossos trabalhos. Dar peso e medida a nossas idéias e experiências facilita o nosso desenvolvimento.

Desejar a você um 2009 espetacular!

Daniel Edmundson disse...

yo! ficou massa o post. :D

Marina disse...

I am the champion, my friend...

o senhor não acha q eu merecia um prêmio não? tem q continuar cativando os visitantes, meu caro!:P

bjo amore!

ps: nem me chamou pra ver Once... humpft! Agora vai ter q ver de novo comigo, só pra compensar a desidratação q vc me submeteu ao assistir Um Crime Americano!