quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Once


Once (2006) é um drama irlandês sobre música e amor, dirigido por John Carney e estrelado pelos músicos Glen Hansard e Markéta Irglová. O filme conta a história de um cantor de rua, que torna-se parceiro musical de uma imigrante tcheca e mostra os dois compondo, ensaiando, gravando suas músicas e descobrindo um amor lindo e complicado. Tudo é mostrado de maneira simples e muito real, sem glamour nem delírios cinematográficos, mas com muita sensibilidade. É uma das histórias de amor mais bonitas que vi no cinema, justamente por aproximar-se tanto da realidade. Impossível não acabar o filme com um sorriso no rosto ou lágrimas nos olhos. Eu trago um sorriso bobo só de lembrar.

Apesar de ser considerado um "musical", reluto em classificá-lo assim. Em Once, as personagens não explodem a cantar seus diálogos sem motivo. Ao contrário, as músicas são sempre trabalhadas como canções reais e tocadas durante o filme, mostrando o drama pessoal e as desilusões amorosas que as inspiraram. Os atores são os compositores de toda a trilha sonora, que é incrível. Glen Hansard (da banda The Frames) e Markéta Irglová são parceiros desde antes do filme. Os dois lançaram juntos, em 2006, um álbum chamado The Swell Season.

Meu primeiro contato com o filme foi em 2007, quando descobri a música Falling Slowly (que daria a Once o Oscar de melhor canção). Já na primeira vez que ouvi, gostei muitíssimo e baixei o disco completo. Apesar disso, dei pouca atenção às outras cancões do álbum e passei algumas semanas ouvindo Falling Slowly repetidamente até o disco cair no esquecimento dos meus 36gb de música. Alguns meses depois, veio o Oscar e Once ficou em evidência. Muito se falou na época, vi algumas sequências e fiquei interessado em assisti-lo. Mas foi apenas na semana passada que finalmente o fiz. Agora não consigo parar de ouvir a trilha.

Veja abaixo o trailer do filme e em seguida a cena em que tocam Falling Slowly.





Agradecimento especial a Rick Monteiro, que me fez assistir ao filme depois de muita enrolação.

Nenhum comentário: