segunda-feira, 7 de abril de 2008

Polaroid emulsion lifts

Meu sócio Gustavo comprou hoje uma Polaroid no Mercado Livre. Assim que eu soube, me vieram na cabeça uma série de fotografias experimentais muito fodas (com Polaroid, claro!) que eu tinha visto vários anos atrás. Fiquei doido pra colocar minhas mãos nesse novo brinquedo... :)

Demorei um pouco pesquisando no Google, mas acabei encontrando o AlternativePhotography.com, uma bíblia da fotografia experimental, que eu consultava muito na época em que participei do grupo Azul da Prússia, com Camila Targino, na UFPE. Na época (2004), nós trabalhamos com cianótipos e fomos inclusive a um laboratório preparar nossos químicos. Um dia eu posto essas fotos aqui no blog.

De volta ao site, encontrei fácil as tais fotografias e pude relembrar o processo aparentemente super simples (Polaroid emulsion lifts), que transforma simples fotografias instantâneas nessas obras de arte derretidas. Claro que para ficar bom, é necessário ter boas fotos. Mas eu vou me arriscar... me aguardem. Enquanto não tenho as minhas, vejam as fotos de Tina Maas e Derrick Busch, disponíveis no AlternativePhotography.com.

Tina Maas (as fotos no início do post também são dela)


Derrick Busch

Quem tiver interesse, pode encontrar um passo-a-passo para fazer Polaroid emulsion lifts aqui.

Um comentário:

Marina Pontual disse...

muito foda!
vamos fazer muitos experimentos com essa polaroid de gustavo... vai ver nem a cor da coitada! hahahaha