domingo, 24 de agosto de 2008

No Ar Coquetel Molotov 2008


Há alguns dias finalmente anunciaram a programação do festival indie No Ar Coquetel Molotov 2008, de longe o melhor evento de música atualmente em Pernambuco. Esta é a quinta edição do festival, que já começou grande em 2004, trazendo os queridinhos Teenage Fanclub (Escócia). De lá pra cá, o No Ar cresceu e amadureceu muito. Agora, além dos shows, temos palestras, debates e mostra de filmes.

A mooz foi parceira do Coquetel Molotov (Ana Garcia, Tathianna Nunes e Jarmeson de Lima) nos festivais de 2005 a 2007, quando tivemos o prazer de conferir de perto artistas e bandas como Nouvelle Vague (França), Cibelle (SP), CocoRosie (EUA), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Berg Sans Nipple (França), Supercordas (RJ), Love Is All (Suécia) e muito mais. Este ano não estamos por trás da arte do festival, mas continuamos contando os dias empolgadíssimos para os shows.

Nos dias 19 e 20 de setembro, novamente no Teatro da UFPE (graças a Deus!), vamos poder conferir shows de Marcelo Camelo (RJ), Mallu Magalhães (SP), Vanguart (MT), Peter Björn And John (Suécia), Shout Out Louds (Suécia), Final Fantasy (Canadá), Catarina Dee Jah (PE) e Júlia Says (PE), além das atrações da disputada Sala Cine.

Assumo que não conheço algumas das atrações, mas considero esse um fator importante para curtir o No Ar. Alguns dos shows que assisti nas edições anteriores foram uma agradável surpresa. Por isso não vou correr atrás das bandas que não ouvi, mas quero falar um pouco do que eu sei que vai ser bom.


A grande atração deste ano é o ex-hermano Marcelo Camelo, que está longe dos palcos recifenses desde antes do recesso da banda. Este será o primeiro show da turnê solo do cantor, que está lançando o disco "Sou", disponível nas lojas a partir de 8 de setembro. Este show deve ser uma grande surpresa (espero que não uma decepção) para os que esperam ouvir um som parecido com o rock/mpb dos Los Hermanos. Embora muito pouco material solo dele tenha aparecido na internet, podemos esperar um som muito mais tranquilo. Camelo vem acompanhado do grupo paulista Hurtmold, que gravou uma participação em "Sou", e do instrumentista Rob Mazurek. Estou torcendo por uma aparição surpresa de Mallu Magalhães, já que ela também participa do disco.


Falando em Mallu Magalhães, não tenho muito a acrescentar, uma vez que fiz um post bem detalhado sobre ela em março (veja o post aqui). A única novidade é que ela começou a gravar seu primeiro álbum em julho, com produção de Mario Caldato Jr., que já trabalhou com Beastie Boys, Björk, Seu Jorge, Bebel Gilberto, e vários outros artistas. Toda a gravação será em sistema analógico, utilizando equipamentos antigos e até mesmo uma mesa de som do lendário estúdio Abbey Road.



Para quem ainda não viu, aí vai o clipe de J1, o primeiro de Mallu.


Outra banda que aguardo ansiosamente, é a Vanguart. Eu a descobri há pouco tempo, embora seja uma banda considerada por muitos como a mais importante da cena indie rock atual. Tenho ouvido bastante o disco homônimo, lançado em setembro do ano passado, e já sou fã dos hits Semáforo (clipe abaixo) e Cachaça.



Pra terminar, também indico o trio sueco Peter Björn And John, com a pegajosa música do assovio, Young Folks.



SHOWS

SEXTA - 19/09
Sala Cine UFPE – A partir das 17h
Burro Morto (PB)
A Banda de Joseph Tourton (PE)
Bandini (RN)
Guizado (SP)

SEXTA – 19/09
Teatro da UFPE – A partir das 21h
Júlia Says (PE)
Vanguart (MT)
Shout Out Louds (Suécia)
Marcelo Camelo (RJ)

SÁBADO - 20/09
Sala Cine UFPE – A partir das 17h
Pocilga Deluxe (PE)
Zeca Viana & Onomatopéia Bum (PE)
Akin (SP)
Club 8 (Suécia)

SÁBADO - 20/09
Teatro da UFPE – A partir das 21h
Catarina (PE)
Final Fantasy (Canadá)
Mallu Magalhães (SP)
Peter Bjorn and John (Suécia)

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para estudantes, professores, maiores de 65 anos, Assinantes do Diário de Pernambuco que apresentarem o cartão Clube Diário).

Nenhum comentário: