terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rivotrill

Rivotrill é uma banda de música instrumental de altíssima qualidade. Ouvindo seu som é fácil viajar entre mundos lúdicos que ora soam medievais, com duendes e animais malucos, ora soam urbanos como o centro do Recife na hora do rush.

Quando a banda procurou a mooz para fazer a capa de seu novo disco, Curva de Vento, e nos deixou uma cópia ainda não masterizada, foi puro entusiasmo. Eles tinham uma idéia bem fechada do que queriam como capa: uma foto de um tufão. Mesmo assim, como todo bom cliente, nos deixaram livres para novas idéias.

Ouvindo o disco, deixei a inspiração me levar com a música para o mundo mágico do Rivotrill. Comecei a desenhar o encarte na mão, sabendo que depois ia experimentar todo tipo de cor e textura que têm muito a ver com o som dos caras. A maioria dos desenhos vieram do inconsciente, mas algumas coisas foram desenhadas em cima de fotografias que nós tiramos por aí. O alce do encarte, por exemplo, saiu de uma foto que meu sócio Gustavo tirou no Museu de História Natural, em Nova York.

Antes de brincar com texturas, levei o desenho ao Photoshop e colori digitalmente os elementos da composição. Foi aí que decidi trabalhar também com fotografia e lá está o alce.

Em julho de 2006, fizemos uma viagem a São Paulo para participar da 8a Bienal de Design da ADG, e tiramos muitas fotos. Entre essas fotos tinha muita textura legal. Eram fotos de ferrugem, metal, paredes, grama, madeira, água e outras coisas do tipo. Selecionei as texturas que ficariam legais para o CD e ainda encontrei uma foto da cidade que serviu como o elemento urbano do encarte.

Misturando todos esses elementos, ainda ficava faltando uma referência ao nome do disco, que antes seria representado com ênfase na imagem de um tufão. Voltei então aos traços manuais e desenhei o vento para depois trabalhá-lo no Photoshop.

Enfim, o encarte ficou assim:

Seguindo o mesmo raciocínio, trabalhei a parte interna do encarte, com outras fotos que Daniel (meu outro sócio) tirou em suas viagens pelo interior, e também o JCD interno, externo e o label do CD. Vejam abaixo algumas fotos do processo.

Além da capa, fizemos também um logo para a banda através do lettering que construímos para o nome do disco. Criamos uma marca com referência nos antigos selos de imposto.

Um comentário:

Daniel Edmundson disse...

FUDEROSO. :D

melhor post até agora!